Deixando o componente ASP:MENU compatível com qualquer browser


por Mauricio Junior em 19/1/2012

Olá pessoal hoje em dia estamos praticamente na web 3.0, onde tudo funciona pelo browser e através do browser. Para quem desenvolve utilizando os componentes nativos da Microsoft e Visual Studio 2010, sempre houve problema de compatibilidade em alguns casos. E o caso mais difícil é o do , aquele que aparece menu >> sub menu >> sub sub menu e muito mais.

O objetivo desde documento é mostrar como deixar o seu componente asp:menu do site ou sistema compatível com qualquer browser.

Tag: ASP:MENU, .NET, C#.NET, Visual Studio 2010

O legal de usar o é que o mesmo possui integração com o banco de dados de forma simples e fácil, isto é, todo o menu é trazido do banco de dados e montado na tela rapidamente.

A maioria dos aplicativos hoje não possui compatibilidade entre os browsers. Se o usuário estiver utilizando o Chrome, Firefox ou Safari o menu não abri e quando clica em cima o mesmo some.

Para resolver o problema e deixar o menu compatível em todos os sites foi preciso seguir alguns passos importantes, lógico que depois de pesquisar em documentação pra cá e pra lá.

Primeiro passo:
Gerar uma pasta chamada App_Browsers dentro do Visual Studio 2010. (Imagem 1)


Imagem 1

Ele vai criar uma pasta exclusiva para browser. Cliquei com o botão direito em cima da pasta App_Browsers para criar um novo item. (Imagem 2)

Imagem 2

O próximo passo foi escolher o tipo do arquivo. Geralmente ele tem a extensão “.browser”. (Imagem 3)


Imagem 3

Coloque o nome do arquivo “Safari.browser” e clique no botão Add. Automaticamente aparecerá o arquivo com algumas tags específicas. Apague todas e coloque o código abaixo. (Code 1)

<browsers>

    <browser refID="Safari1Plus">

        <controlAdapters>

          <adapter controlType="System.Web.UI.WebControls.Menu" adapterType="" />

        </controlAdapters>

   </browser>

</browsers>

Code 1

Pronto, agora o seu componente está funcional em qualquer browser mesmo carregado dinamicamente pelo banco de dados ou qualquer outro tipo de dados. Espero que tenha gostado e qualquer dúvida pode entrar em contato.
voltar   comente  subir

 
Mauricio Junior Formado pela Faculdade Anhanguera, Especialista pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Pós-Graduação em Docência Superior e cursando Mestrado na UNB Engenharia Elétrica; .
Tenho 29 anos e possuo sete livros publicados pela editora Ciência Moderna. Sou Certificado Microsoft MCP, MCAD e MVP, faço parte da comunidade ASPNETI.COM, ECODE10.COM, onde publico artigos, vídeos, ebooks e livros Publico artigos, vídeos e podcast em outras comunidades. Trabalho como Analista de Sistemas / Desenvolvedor na empresa ATP S/A. Blog: blog.mauriciojunior.org, Site pessoal www.mauriciojunior.org



Comentários:

Comente (dê sua opinião):
Comentário:
Código Imagem:  (digite o código da imagem respeitando maiúsculo e minúsculo)

Favor digitar o código da imagem para cadastramento.

 

Outros Artigos do Autor

Page.Header
Como fazer uma enquete - parte 2
Inside Xbox Live Game
Visual SourceSafe 2 / 3 parte
Vírus - Telegrama Eletrônico
Sistema de Login em ASP – Parte VII (Utilizando três camadas)
GMaps com ASP.NET
Nova forma de utilizar cache utilizando Visual Studio.NET 2005
Novo Firefox 3.0 - o chamado Minefield
VSS Versionador - Resumão
Trabalhando com vários projetos dentro da mesma solução
Criando Sections Customizados
Windows Mobile Phone
Como utilizar CSS no VS 2003
Código fonte aberto
Vírus / Spam Comentários
Ajax com Visual Studio.NET 2005
WebService utilizando soapHeader e token
Exemplos de Queries Linq
Trabalhando com ENUM
Novo HTC com Windows Phone 7
DataGrid Mobile
Arrumando seu Desktop
Criando Email Modelo no Mail - MacBook
Evento na Faculdade Projeção
Windows 7 funciona até no Mac
Resources e Internacionalização usando Visual Studio.NET 2005 (Parte II)
Desktop Linux Ubuntu
Find My iPhone
Windows Phone 7.1 Mango
WebServices usando soapHeader
Customizar Setup Layout
Dica Importante SQL Server 2008 Management Studio
Como criar uma tabela dinâmica com ASP.NET
Trabalhando com Ipersonate e Web