Olá caro leitor, gostaria de falar e mostrar como pegar o nome do servidor dentro da sua aplicação. Como em certos “hospedeiros” isto é, aqueles que hospedam o nosso site ou sistema possuem vários servidores e um software que balanceia, jogando o acesso direto entre os vários servidores, às vezes é importante saber qual é o servidor que fui jogado naquele momento.

Para isso, quero mostrar um cĂłdigo simples que mostra o nome do servidor. VocĂŞ pode pegar IP, mas o nome tambĂ©m Ă© importante. O cĂłdigo em si Ă© simples e fácil, porĂ©m a minha ideia foi desenvolver um cĂłdigo que ao digitá-lo aparece como mensagem no browser. 

Escolhi fazer isso para que o cliente nĂŁo saiba o nome do servidor, quem precisa saber Ă© apenas o suporte e os desenvolvedores. 

O primeiro passo foi desenvolver uma função em JavaScript que pega o “keyCode” digitado no campo. (Listagem 1)

<script language="JavaScript">
function tecla() {
if (event.keyCode == 64) { //@
         alert("O servidor conectado Ă© o : " + document.forms[0].nomehost.value);
         document.forms[0].txtNomeAcesso.value = "";
       }
}
</script>
Listagem 1
Note que o cĂłdigo da tecla foi de nĂşmero 64, esse cĂłdigo equivale ao Shift + 2 colocando no final o sĂ­mbolo @ (arroba). Logo que alguĂ©m digitar arroba em um campo especĂ­fico vai aparecer via “alert” uma mensagem com o nome do servidor. 

Esse campo “nomehost” é um campo escondido dentro da minha página ASPX. (Listagem 2).
<div style="display:none;">
  <input type="text" name="nomehost" value="<%=System.Net.Dns.GetHostName()%>" />
</div>
Listagem 2

Note que na propriedade “value” do campo “nomehost” existe o código “System.Net.Dns.GetHostName()”. Esse código utiliza o framework da Microsoft responsável por pegar o nome do servidor atual ou o nome do servidor que você está logado naquele momento.

Existe outro campo que o usuário precisa digitar o @ para que apareça a mensagem. Eu escolhi um campo qualquer do meu formulário. Listagem 3.

<asp:textbox id="txtNomeAcesso" runat="server" MaxLength="15" Width="144px" tabIndex="1"/>
Listagem 3

Não existe propriedade nenhuma que chama a função JavaScript. Eu escolhi colocar a propriedade em tempo de execução utilizando a linguagem C#. Listagem 4.

txtNomeAcesso.Attributes.Add("onkeypress", "tecla();");
Listagem 4

Pronto, na propriedade “onkeypress” coloquei o nome da função escrita na linguagem de interpretação JavaScript. O resultado final depois que o usuário digitar @ é este. (Imagem 1).



Imagem 1

Bom, o código é simples. Quis explicar melhor todo envolvimento e contexto para melhorar o entendimento. Fica aberto para desenvolver em seu sistema ou site. Abraços e espero que tenha te ajudado.