Caro(a) Leitor(a), hoje gostaria de mostrar e indicar algumas coisas mostrando que a plataforma Windows Forms não morreu, isso porque a demanda para esse tipo de plataforma ainda é solicitada por empresas de alto escalão.

Não vou mostrar código hoje, porém vou explicar que o que importa é o seu cliente em vez de plataforma, isto é, em certas ocasiões.

Um exemplo disso é a empresa onde trabalho, muitos clientes querendo uma aplicação que faça um controle de documentos, reconhecimento de dados e até mesmo relatórios. O problema é que o cliente não possui internet 24 horas por dia para fazer tudo online.

A equipe aqui desenvolveu um componente cujo podemos fazer capturas online, usando o browser Internet Explorer versão 7 pra cima. Isso mesmo, o cliente pode fazer captura de documentos usando o próprio scanner sem instalar muita coisa em sua máquina. Isso ajuda muito o cliente e a empresa, pois os documentos são transferidos para o servidor.

A ocasião do cliente muda um pouco porque ele não tem Internet 24 horas por dia e isso é uma realidade no Brasil. Estamos dependentes das operadoras de internet que não prestam o serviço de acordo com o contrato, a banda larga sempre é menor do que se contrata.

A solução para este cliente foi desenvolver um aplicativo em Windows Forms para capturar os documentos, acessando o driver do scanner e tudo mais. O aplicativo mesmo transfere os dados para o servidor da empresa via FTP.

Por incrível que se pareça, existem vários clientes usando isso e da mesma maneira. O legal hoje do Windows Forms é que você pode colocar no Click Once (cujo fica centralizado a atualização do software) caso desenvolvido.

Alguns clientes ainda usam VB 6.0 e gostam do programa que usam. O que fazer? Migrar para uma versão nova ou não migrar? A minha dica é, ir migrando aos poucos até deixar todo o software funcional para o cliente e depois colocar melhorias como gráficos, relatórios gerenciais e tudo mais. Quero dizer para sempre resolver o problema atual do cliente com inovação tecnológica.

Voltando para o Click Once: Quando o cliente abre o aplicativo, o Click Once procura no servidor se existe alguma atualização antes de abrir, se não houver atualização o programa é aberto sem qualquer problema. Se o cliente não estiver com a internet naquele momento, o aplicativo abre o que está local.

O que recomendo a todos é que, se possível, procure sempre uma atualização de plataforma, por exemplo: O que entrou no lugar do Windows Forms foi o WPF, uma plataforma mais dinâmica, usando XML e XAML. Os componentes funcionam quase da mesma forma, porém com alguma modificação extrema.

Em resumo é, procure sempre atualizar o software que você constrói. Procure melhorar as rotinas, fazer “refatoração” do código e criar documentação não importando com o tipo de plataforma que desenvolve.

Se você não sabe o que é WPF, segue um link mostrando alguns exemplos reais dessa plataforma. http://archive.msdn.microsoft.com/wpfsamples

Bom, espero que tenha gostado e qualquer problema pode entrar em contato pelo site. Abraços.