Caro(a) Leitor(a), estava analisando na Internet alguns materiais de teste da aplicação usando a ferramenta Visual Studio 2012; acabei vendo vários exemplos e vários links específicos mostrando como usar o testador, o UNIT Testing.

Depois de ver os links resolvi fazer um exemplo falado no site com banco de dados SDF, o problema é que não estava dando certo o exemplo. Tive que pesquisar como fazer a conexão de forma diferente e ai sim funcionou diferentemente da conexão informada pelo exemplo.

Este artigo é pra você ter uma pequena ideia de como testar o software com ajuda da ferramenta da Microsoft.

Você sabe por que testar e como testar um aplicativo? Muita gente não sabe isso, mas empresas de informática geralmente possui(em) equipe(s) específica de teste. 

A regra principal do programador é testar depois de escrever o código dentro do aplicativo. Muitos programadores não fazem nem isso; em minha opinião esse tipo de programação é como caminhar no escuro. 

Principalmente porque se um aplicativo já está funcionando na área de produção e o programador altera e não testa nada, a possibilidade de dar erro é muito grande quando o código for transferido para o ambiente de programação. 

Qual então a melhor forma para testar um software? O primeiro passo é ter ambientes separados. O ambiente do programador é um e o ambiente do testador é outro. O programador por testar localmente e mandar para o ambiente de homologação. Esse ambiente de homologação precisa ser igual ou bem parecido com o ambiente de produção. 


 
O banco de dados de produção precisa ser reproduzido no ambiente de homologação, o tipo do servidor de aplicação precisa também ser parecido ou pelo menos na mesma versão de produção. Um exemplo básico: IIS 7.5 em produção, essa mesma versão precisar estar no IIS 7.5. 

Hoje isso não é problema pela facilidade no uso de máquina virtual. Basta criar e replicar.  Testar a aplicação nunca é demais, sempre que possível tente testar o software de maneira diferente, isso evita os testes viciados.

Para não ficar muito grande, existem mais coisas que falam no e-Book. Clique no link abaixo e faça download, você vai gostar. Os exemplos são bem práticos.