Caro(a) leitor(a) do meu blog.mauriciojunior.org, hoje eu vou falar um pouco sobre a luta de aprender um pouco inglĂȘs e ao mesmo tempo mostrar o tanto que Ă© importante conhecer, falar e ouvir uma segunda lĂ­ngua; principalmente se for mundial como o inglĂȘs.

NĂŁo sei se pra vocĂȘ, mas pra mim, estudar uma outra lĂ­ngua sempre foi muito difĂ­cil e cansativo. Nunca consegui ver o resultado, a melhora ou a fluĂȘncia chegando nos primeiros anos de estudo. Muitos professores falam para olhar uma criança aprendendo falar, com dois ou trĂȘs anos que começa a juntar as frases, entender o que as outras pessoas falam e conhecer novas palavras. A vantagem de uma criança Ă© que existe a convivĂȘncia com o pai e a mĂŁe que falam portuguĂȘs o tempo todo. 

No Brasil, nĂŁo temos a convivĂȘncia de alguĂ©m falando inglĂȘs a todo momento. Poucas famĂ­lias tem o privilĂ©gio de terem os pais falando inglĂȘs. Tive uma professora que falava inglĂȘs fluente sem ter estudado fora do Brasil, isso porque os pais falavam inglĂȘs dentro de casa a todo tempo.

Depois de 2 anos e meio estudando inglĂȘs em uma escola especĂ­fica, viajei para fora do Brasil e consegui ver o avanço. Consegui entender as pessoas e falar, mesmo que gagejando e procurando as palavras. O primeiro passo foi perder o medo de falar, mesmo que errado. Quando uma pessoa de fora vem ao Brasil e começa a falar portuguĂȘs, as palavras, conjugação de verbo, nĂŁo sĂŁo das melhores; mesmo assim conseguimos entender. Funciona do mesmo jeito pra eles.

O segundo passo foi me matricular em uma escola de inglĂȘs nos Estados Unidos para aprender. Do Brasil mesmo, procurei uma empresa especializada em intercĂąmbio e comprei um pacote para ficar 22 dias estudando inglĂȘs pelo menos um perĂ­odo do dia. AtĂ© 30 dias nĂŁo precisa de visto de estudante (foi essa informação que tive). Trabalhando, nĂŁo pude ficar mais tempo, o meu desejo ficar pelo menos 6 meses. 

O terceiro passo foi encontrar um curso de inglĂȘs que todos utilizam para aprender inglĂȘs. O curso nĂŁo foi barato, vocĂȘ instala no computador e faz aulas falando, repetindo, ouvindo e escrevendo. O curso chama Roseta Stone e custou $499,00 dĂłlares em promoção. É um curso muito bom, mas precisa ter disciplina porque vocĂȘ faz o seu tempo.

O quarto passo foi pedir conselho ao professor de inglĂȘs para estudar em casa com outro tipo de livro, o mais recomendado possĂ­vel. Ele me mostrou um livro do autor chamado Raymond Murphy de Cambridge. O tĂ­tulo do livro Ă© Essential Grammar in Use (cor vermelha). Existe uma sĂ©rie desses livros para aprender inglĂȘs em casa, fazendo uma lição por dia. No Brasil cada livro custa cerca de R$ 200,00 reais, nos Estados Unidos comprando pela Amazon.com o livro custa cerca de $ 19,00 dĂłlares. Pronto, comprei pela livraria e chegou em casa depois de 20 dias. NĂŁo paga imposto nenhum comprando livro fora do paĂ­s, compensa bastante.

Todos os dias e todas as viagens que faço para fora do Brasil, procuro conversar bastante, ouvir bastante e estudar os livros. Se na sua famĂ­lia tem alguĂ©m que fala bem o inglĂȘs, pratique com ela sempre. Isso vai fazer bem a vocĂȘ e a outra pessoa. Advinha, atĂ© hoje estudo inglĂȘs lendo livros normais, conversando, estudando livros de gramĂĄtica, ouvindo vĂ­deos pela Internet e ouvindo mĂșsicas em inglĂȘs. SĂł ouvir mĂșsicas em inglĂȘs sem saber as palavras nĂŁo compensa, procure as letras das mĂșsicas e pratique muito. 

Lendo livros antigos, percebi que os estudados da Ă©poca sempre falavam mais de uma lĂ­ngua, na verdade mais de duas. Fico pensando, como eles faziam isso? O segredo era gostar, estudar e conversar.

O segredo é gostar de estudar a língua, não importa qual. Isso porque terå um motivo e motivação para aprender mais råpido. Depois eu vou postar aqui como se deu a mistura das línguas, antes era só uma no mundo todo, acredita?

Qual a importĂąncia de aprender outra lĂ­ngua? Primeiro de tudo, o conhecimento sempre Ă© bom e se vocĂȘ perder um emprego muito melhor fora do Brasil pra ganhar mais do que vocĂȘ sonha, ai sim darĂĄ importĂąncia como eu dei.