Olá Leitor(a), gostaria de falar hoje sobre produtividade no tablet, mais especificamente no iPad. Muitas pessoas me perguntam: como posso utilizar o meu iPad ou Tablet (em geral) de forma produtiva? Eu gosto de mexer no Word, Excel, PowerPoint, ver e-mail, acessar meu extrato bancário, ver sites e Facebook.

A minha resposta é sempre: Existe sempre uma maneira de utilizar ferramentas de produtividade sem a necessidade de acessar o computador, mas pra isso é necessário conhecer alguns aplicativos. As vezes é necessário pagar um preço baixo pelo software, mas que te ajuda a realizar suas tarefas.

O pacote Office não existe ainda para Tabtet ou iPad, a Microsoft liberou apenas para o seu Tablet chamada Surface. O Surface ainda não é realidade no Brasil, não houve lançamento aqui e ainda não tem previsão. Para contornar o problema na edição, criação ou gerenciamento de documentos, existem aplicativos como Documents Free, OliveOffice, Documents to Go e Pages.

Cada aplicativo tem a sua particularidade e funcionam de maneira diferente. Eles estão mais avançados e eficientes. O armazenamento está na nuvem e com ela os documentos podem ser acessados no computador de casa, do trabalho, iPad, Tablet, iPhone e outros Smartphones.

O Documents Free precisa de ser sincronizado pelo iTunes e depois pode ser acessado localmente. Esse não usa a nuvem. O Documents to Go usa a nuvem com o Google Drive, o sistema do Google para armazenamento de documentos na Web. O Pages é o pacote da Apple para editar documentos, ele usa a nuvem da própria empresa para armazenamento Web, mas ele só pode ser acessado usando um MacOsX, ou seja, só pra quem tem Macbook ou qualquer outro aparelho Apple. Você pode escolher o seu ou testar todos para ver qual se adapta melhor.

Leitura de PDF

Para ler PDF em Tablets e iPad é simples. No iPad só precisa baixar o aplicativo chamado iBooks. Ele é o leitor oficial da Apple, você pode comprar livros, baixar os seus PDFs por e-mail e armazená-los dentro do aplicativo. 

Pra isso acontecer, mande o PDF para o seu e-mail e acesse pelo Tablet. Se você clicar e segurar, o sistema operacional mostra a opção para abrir com o iBooks, escolha ele e pronto. Automaticamente será armazenado e não precisar da Internet para ler o documento. Você pode também sincronizar o PDF pelo iTunes para ler depois. Acesse o iTunes, “plug” seu aparelho e acesse a aba books, para finalizar, arraste o seu PDF para dentro e mande sincronizar o documento. Confira se o PDF foi sincronizado sempre.




Transformando o seu dispositivo

Se você tem dificuldade para digitar na tela, você pode transformar o seu dispositivo móvel radicalmente. Comprei uma capa e um teclado para a transformação se realizar. O teclado se comunica com o tablet via Bluetooth, basta sincronizar.

O teclado possibilita a edição rápida de documentos usando um teclado que você está acostumado.



Espero que tenha gostado e qualquer dúvida pode entrar em contato pelo site www.mauriciojunior.org.