Olá pessoal, hoje eu gostaria de mostrar como colocar o cache da página para expirar depois de 60 segundo. Isso significa que antes dos segundos, caso aperte o botão F5 do “browser”, o método Page_Load não será chamado enquanto não der os 60 segundos.

Isso é muito bom para quem tem um portal ou sistema web que precisa economizar na chamada de um banco de dados ou no carregamento de imagens novamente. Isso é muito bom que economiza o tráfego na rede de Internet, rede de Intranet e acesso I/O ao banco de dados. 

Utilizado:
Linguagem C#
Ferramenta Visual Studio
Plataforma Web

Você já imaginou ter um site onde possa ficar tranquilo em relação ao I/O do banco de dados e tráfego na rede. A listagem 1 mostra como fazer para dicionar alguns segundos no cache da página com o objetivo de deixar parado o site por 60 segundos. Isso mesmo, buscou uma vez no banco de dados, não vai buscar mais por 60 segundos. É lógico que esse tempo pode ser alterado de acordo com o gosto do programador ou dono do site ou sistema.

Listagem 1 – Atribuindo Cache

Response.Cache.SetExpires(DateTime.Now.AddSeconds(60));
Response.Cache.SetCacheability(HttpCacheability.Public);

Basta colocar o código mostrado na listagem 1 no Page_Load da sua página e pronto, está tudo certo.  Se o Ctrl + F5 for clicado, a página é carregada novamente e o método Load da página é acionado.

Espero que tenha gostado e qualquer dúvida pode entrar em contato.