Olá caro leitor(a), hoje eu vou falar um pouco sobre o método URLEncode na linguagem de programação C#. O framework .NET possui vários métodos prontos que ajudam os desenvolvedores e programadores e este método é muito bom para quem vai trabalhar com a parte Web.
 
Utilizado:
Ferramenta: Visual Studio
Linguagem: C#
Framework: .NET
Plataforma: ASP.NET
 
Esse método é preparado para codificar uma série de caracteres que podem ser enviadas na URL de qualquer browser. Existem caracteres que não são entendidas pelos browsers, principalmente por caracteres especiais existentes nos Brasil. Esses caracteres podem truncar ou danificar a navegação da página, isto é, a sua página pode deixar de ser exibida devido um caracter não entendido pelo browser.
 
Uma tag maior > ou menor < pode ser enviada na URL do seu browser, mas como não é entendido pelo browser, se você utilizar a URLEncode, essa tag pode ser traduzida de forma automática por um código que no final se transforma no código fonte.
 
Quando a URL está sendo montada via código C#, é necessário codificar toda string antes de enviar. A propriedade Server possui uma instância de classe chamada HttpServerUtility. Case não encontre a instância na camada Web, utilize o HttpContext.Current.Server para acessar a classe HttpServerUtility.
 
Em alguns casos a URL possui algum nome com espaço. O URLEncode ajuda a modificar o espaço por um código aceitável em todos os browsers. Não é só isso, esse método ajuda a esconder um pouco a URL de um vídeo com caracteres especiais ou outro arquivo. O método não esconde a extensão de arquivo, para isso criei um outro artigo que falo sobre o assunto. Veja o link: http://ecode10.com/artigo/1937/NET-Nao-mostra-o-endereco-do-arquivo-no-browser.
 
 
Vamos praticar
 
Crie um projeto no Visual Studio e digite o code 1. Uma URL qualquer com parâmetros.
 
Code 1- Escrevendo uma URL e mostrando na tela.

Clique no botão executar o código e veja o resultado. A figura 1 mostra como ficou a URL.
Figura 1- Resultado da URL codificada.
 
 

 

 

Como foi falado anteriormente, existe outra maneira de codificar a URL pelo HttpContext. No mesmo método Page_Load, coloquei o método para ver se o resultado seria o mesmo. Veja o code 2.
Code 2 - Chamando o HttpContext.
 
 

 

O resultado foi o mesmo conforme esperado. Veja a figura 2.
Figura 2 - Mostrando o resultado dos dois métodos.
 
 

 

Espero que tenha gostado e qualquer dúvida, pode entrar em contato pelo site pessoal www.mauriciojunior.org