Antes da Internet aparecer e reinar no mundo, os softwares e programas era feitos em plataforma desktop, ou seja, eram feitos para executar localmente nos sistema operacionais Windows, Linux ou MacOS (nome alterado recentemente). Os softwares criados para Windows eram criados em linguagens antigas como VB, C, C++, Delphi, Pascal e outras. Agora as linguagens existentes estão focando mais em sistemas web e que funciona pelo browser.

Essa introdução foi apenas para falar que a Internet está tomando o mercado e muitos desenvolvedores estão esquecendo que existem outras plataformas. Com a plataforma desktop começaram a surgir outras plataformas como a de automobilismo, geladeira, TV e muitas outras que precisam funcionar localmente ao invés de utilizar o browser como interpretador. Esses softwares precisam ser instalados para funcionar colocando API e ferramentas de gerenciamento.

Um exemplo disso são empresas que precisam que o software funcione mesmo que a Internet esteja fora ou que seja sem conexão. Outro exemplo é o Windows, Word, Excel, PowerPoint, Pages, Numbers, Keynote, Parallels, Virtual Box, iTunes, iBooks e vários outros. Estes são softwares criados para funcionar localmente e em alguns momentos precisam da conexão com a Internet para ler ou gravar algum dado, mas se não houver conexão, a funcionalidade principal irá funcionar sem qualquer problema.

Imagine você precisar de Internet para escrever um texto no Microsoft Word. Não seria aplicável dia a dia, principalmente na realidade brasileira. Veja alguns itens falando sobre Web e Desktop.

Images

Figura 1 - Softwares (Web e Desktop)

Na minha opinião, o desenvolvedor precisa entender também de desenvolvimento de software local, já que até o iPad, iPhone, tvOS e Apple Watch funciona localmente para depois se comunicar na Internet.

Para ajudar os desenvolvedores, eu criei um curso grátis localizado no Youtube e no Channel9 da Microsoft chamado: Windows Forms não morreu. Acesse o link abaixo e veja mais informação sobre o curso:

  1. Youtube: Windows Forms não morreu
  2. Channel9: Windows Forms não morreu

Espero que possa te ajudar como me ajudou no momento que precisava. Fiz este artigo para que entenda a minha posição e ideia do que estamos vivendo hoje no mundo do desenvolvimento de software. Qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo pelo site www.mauriciojunior.org.