Olá pessoal, meu nome é Mauricio Junior e hoje eu vou falar um pouco sobre como funciona a hospedagem .NET no servidor da Microsoft Azure. Muitos desenvolvedores não conhecem como funciona a hospedagem de site/sistema e não conhecem a plataforma chamada Azure como uma das maiores do mercado.

O Azure é uma plataforma que hospeda várias linguagens e plataformas, mesmo que a linguagem não Microsoft como Java, PHP e outros. Quando você desenvolve um site e quer que todos acessem ou utilizem o serviço, é necessário criar um endereço, colocar o código feito em um servidor e apontar o endereço para o servidor que hospedou. Para registrar um endereço www é necessário pagar um valor por ano.

Existem vários servidores de hospedagem e cada um tem uma ou várias tecnologias específicas. É necessário verificar se a tecnologia de hospedagem do servidor é a mesma desenvolvida por você.

O servidor também pode hospedar o banco de dados como: MySQL, SQL Server, Oracle ou outros. Não pense que, criar um servidor na sua casa será simples, não é tão fácil assim como você imagina. Envolve IP fixo ou instalar um programa "no-ip" mas isso é coisa de amador. Para ser profissional, utilize servidores e empresas profissionais e sérias para te ajudar a levantar seu negócio. Banco de dados hoje é um bem muito precioso, principalmente se existe dados relevantes; lembre-se que grandes empresas compram outras pelos dados, pela organização, pela ideia e pelo serviço.

Azure

O serviço Azure te entrega um endereço www sem precisar pagar pelo registro. Ele te entrega um endereço padrão da plataforma mas se quiser, você pode registrar o seu específico e apontar para o servidor Azure de forma simples e tranquila. Qualquer pessoa que entende um pouco de computador consegue fazer esse registro no órgão responsável e depois apontar para o servidor de hospedagem.

A ferramenta entrega pra você vários serviços e uma segurança inimagináveis. Eu mesmo já hospedei em lugares que não tinha segurança alguma e acabei me dando mal porque sequer tinha backup dos dados. Um dia o servidor desapareceu e todos os arquivos, banco de dado, e mesmo ligando para a empresa nada poderia ser feito, isto é, perdi tudo que tinha da noite para o dia. Você não precisa passar pelo menos sufoco que passei.

Criando site

Um dos serviços da plataforma é a criação de site. Acesse o endereço azure.com e depois de logar com usuário e senha, acesse o menu lateral esquerdo para criar. A figura 1 mostra o botão de New para criar um novo serviço.

Image

Figura 1 - Criando novo serviço.

Depois de clicar no botão, outras opções serão mostradas na tela, como na figura 2. Como são muitos serviços, vou falar apenas do Web + Mobile. Escolha a opção Web + Mobile e vamos para o próximo passo. Figura 2.

Image

Figura 2 - Opções e serviços.

A primeira opção é a Web App e é essa que precisamos criar o web site dentro da plataforma. Note que existem outras como a Mobile App que cria um aplicativo mobile para você e em várias plataformas de forma automática como: iOS, Android e Windows Phone. Este é um assunto que vou falar depois com você. Veja a figura 3.

Image

Figura 3 - Web App

Depis que você escolhe o Web App para criar, outra tela aparece para criar um endereço com extensão .azurewebsites.net. Isso é genial porque neste primeiro momento, você não precisa gastar dinheiro para comprar e registrar um domínio .com, .com.br, .org, .tv e vários outros por ai. Lembro que os domínios podem chegar até mais de $5 mil dólares dependendo do nome.

A figura 4 pede o nome do app para gerar um endereço local, o segundo campo mostra e pede para você escolher qual a sua assinatura na ferramenta, depois indique se é um novo ou existente recurso. Alé disso você pode indicar que o seu site seja hospedado em um lugar do mundo que a empresa possui servidores. Incrível isso, mesmo do Brasil, o site pode ser hospedado nos Estados Unidos, Europa, Ásia e outros. Veja a figura 4.

Image

Figura 4 - Web App

Depois disso, basta pegar o profile do projeto para fazer o primeiro deploy no servidor.

Deploy no servidor

O Visual Studio da Microsoft possibilita a publicação do software de maneira simples e correta, por exemplo: você nunca deve colocar o código fonte aberto no serivdor de hospedagem, é muito melhor colocar código já compilado. Isso evita qualquer tipo de invasão ou roubo de código.

Usando tecnologia .NET, todo o código fonte vira arquivo .dll. Os únicos arquivos que vão abertos são as páginas .ASPX. Para publicar basta clicar com o botão direito em cima do projeto Web e escolha a opção Publish... Note que no menu de opções existe um outro Publish to AWS, isso quer dizer que até a Amazon criou um plugin para instalar e publicar de maneira correta dentro do servidor deles.

Servidores que não fazem isso, geralmente você precisa de um software cliente de FTP para publicação dos arquivos lá no servidor. Nestes dois casos, "Azure e Amazon", a própria ferramenta Visual Studio publica sem precisar do cliente FTP. Veja a figura 5.

Image

Figura 5 - Publicando

A próxima tela que aparece, existe a opção de logar no Microsoft Azure Web Apps com usuário e senha para escolher no servidor o profile correto. Veja a figura 6.

Image

Figura 6 - Tela de publicação

Depois de clicar no botão Microsoft, vai aparecer outra tela para logar no servidor com usuário e senha. Veja a figura 7.

Image

Figura 7 - Logando

Depois de logar no sistema, vai aparece preenchido todos os Web Apps existentes no servidor de hospedagem. Basta escolher qual e clicar no botão Ok. Veja a figura 8.

Image

Figura 8 - Escolhendo as opções de Web Apps

A figura 9 mostra a lista de aplicativos no servidor.

Image

Figura 9 - Listando os Web Apps

Para finalizar, basta clicar no botão Publish. O sistema vai analisar todo o software, compilar e montar um pacote para publicação no servidor através de FTP ou do padrão de protocolo do servidor. Depois de publicar, o site abre automaticamente para o desenvolvedor testar o site.

Image

Figura 9 - Listando os Web Apps

Note que tudo o que foi falado aqui é bem simples e rápido, isto é, ajuda muito o desenvolvedor no momento da pulicação do site ou sistema no servidor. É impressionante o tanto que a Microsoft montou uma plataforma boa e efeciente, se preocupando com o bem estar do desenvolvedor que por muitas vezes perde muito tempo para publicar.

Espero que tenha gostado e qualquer dúvida pode entrar em contato comigo pelo site www.mauriciojunior.org.