Livros do autor, editora CiĂȘncia Moderna.

 

 

 

         OlĂĄ pessoal, este artigo ensina como trabalhar com o Splash colocando efeitos agradĂĄveis ao usuĂĄrio final. A versĂŁo Visual Studio.NET usada Ă© a 2005 com o framework 2.0. O exemplo Ă© bem simples porĂ©m muito prĂĄtico para o uso no dia a dia.  O modelo usado foi criado para uma empresa brasileira e poderĂĄ te ajudar muito.

 

O primeiro passo Ă© criar um projeto do tipo Windows Application e logo em seguida, criar um form com o nome FormSplash.cs.

 

Segue os pré-requisitos:

1 – Ferramenta Visual Studio.NET 2005

2 – Framework 2.0

3 – Linguagem C#.NET

4 – Componente Timer

 

 

ReferĂȘncia: 1.1

 

 

 

         O componente que utilizarei Ă© o Timer que serve para atualizar todo o momento a tela e com isso uso o Opacity para mudar o grau aparĂȘncia da tela. Na tela de toolbox clique no componente Timer e arraste para o form. (ReferĂȘncia 1.2)

 

ReferĂȘncia: 1.2

 

Na referĂȘncia 1.2, o primeiro componente Ă© o Timer. Cliquei e arrastei para minha tela. (ReferĂȘncia 1.3)

 

 

 

ReferĂȘncia: 1.3

 

         Note que agora o timer ficou junto a tela, cliquei em cima dele e fui em propriedades. Escolhi a forma Events onde possui o evento Tick, ao clicar duas vezes foi gerado um mĂ©todo onde programarei dentro. A referĂȘncia 1.4 mostra como criar o Tick clicando duas vezes.

 

 

 

ReferĂȘncia: 1.4

 

 

Direto no cĂłdigo

 

         Passando para o cĂłdigo, em poucas linhas darei a solução para todo o funcionamento. A primeira linha adicionada foi uma declaração de variĂĄvel. (ReferĂȘncia 1.5)

 

 

private bool increase = true;

 

ReferĂȘncia: 1.5

 

         Dentro do evento Tick adicionei o seguinte cĂłdigo: (ReferĂȘncia 1.6)

 

 

private void timer1_Tick(object sender, EventArgs e)

        {

            if (increase)

                this.Opacity += 0.02D;

 

            if (this.Opacity == 1)

            {

                increase = false;

                this.Close();

            }

        }

ReferĂȘncia: 1.6

 

Explicação:

 

         Se a variĂĄvel for “true”, o form possui uma propriedade chamada Opacity que serve para mexer na estrutura do layout. Dessa forma, de tempo em tempo o time vai adicionando 0.02 ao Opacity. O mesmo vai aparecendo na tela de pouco em pouco, ou seja, começa bem transparente e vai seguindo atĂ© chegar igual a 1. Ao chegar igual a 1, a variĂĄvel “increase” se torna “false” e Ă© fechado o form automaticamente.

         Pode ser usado para chamar outro form ou coisa parecida.

 

         Ainda nĂŁo acabou, falta programar o Load do form para que chame o componente Timer. (ReferĂȘncia 1.7)

 

 

        private void Form1_Load(object sender, EventArgs e)

        {

            timer1.Interval = 190;

            timer1.Tick += new EventHandler(this.timer1_Tick);

            timer1.Enabled = true;

            this.Opacity = 0;

        }

 

ReferĂȘncia: 1.7

 

Explicação:

 

         Coloquei o intervalo do timer igual a 190 para que funcione um pouco mais lento do que o normal. O mesmo vem atribuĂ­do automaticamente o valor de 100. Depois chamo via EventHandler o evento criado. E por final coloco o form Opacity igual a 0 para que nĂŁo mostre nada ao iniciar.

 

Segue todo o cĂłdigo da classe para melhor entendimento. (ReferĂȘncia 1.8)

 

 

using System;

using System.Collections.Generic;

using System.ComponentModel;

using System.Data;

using System.Drawing;

using System.Text;

using System.Windows.Forms;

 

namespace SplashApplication

{

    public partial class Form1 : Form

    {

        private bool increase = true;

        public Form1()

        {

            InitializeComponent();

        }

 

        private void timer1_Tick(object sender, EventArgs e)

        {

            if (increase)

                this.Opacity += 0.02D;

 

            if (this.Opacity == 1)

            {

                increase = false;

                this.Close();

            }

        }

 

        private void Form1_Load(object sender, EventArgs e)

        {

            timer1.Interval = 190;

            timer1.Tick += new EventHandler(this.timer1_Tick);

            timer1.Enabled = true;

            this.Opacity = 0;

        }

 

        

    }

}

 

ReferĂȘncia: 1.8

 

 

Em funcionamento algumas telas serĂŁo mostradas.

 

 

ReferĂȘncia: 1.9

 

 

 

ReferĂȘncia: 1.10

 

 

 

ReferĂȘncia: 1.11

 

 

Bom esse foi o objetivo do artigo, mostrar que o form começa quase transparente e vai aumentando a resolução. Espero ter ajudado, qualquer duvida favor entrar em contato pelo e-mail mauricio@aspneti.com.

 

 

Mauricio Junior

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