Visual Studio.NET 2005 SP1

 

 

Olá pessoal, estou disposto mostrar de uma maneira fácil e rápida de como criar um sistema web utilizando o Visual Studio.NET 2005 SP1 cujo a publicação do mesmo em site ou provedor pode te dar uma certa facilidade em relação ao código fonte e atualização.

 

Livros publicados

 

 

Requisitos instalados:

- Visual Studio.NET 2005

- Service Pack 1 do VS

- Entendimento da ferramenta (básico)

- Aplicativo do tipo WEB

 

Este artigo possui algumas figuras ilustrativas para melhor acompanhamento e conhecimento do que está sendo falado.

 

Primeiro passo

 

A primeira coisa que falo para você leitor que está lendo este artigo é: esqueça tudo sobre o que viu sobre a criação de um aplicativo web. Na primeira versão do Visual Studio.NET 2005, os desenvolvedores do aplicativo criaram uma versão nova para criação de um aplicativo web.

 

Ao acessa o sistema, exatamente em menu FILE; será apresentado algumas opções de fácil acesso como NEW WEB SITE.... (Referência 1.1)

 

Referência: 1.1

 

É dessa nova forma que falo sobre a criação de um aplicativo, existe um grande problema sobre essa forma e caminho, isso porque ao final do desenvolvimento é necessária uma publicação em algum servidor, host na internet ou na intranet de sua empresa.

 

Lembrando

 

Voltando um pouco e te fazendo lembrar da versão do Visual Studio .NET 2003 (framework 1.1); quando criamos uma aplicação do tipo web, no ato da publicação é gerado uma dll; apenas uma dll com os arquivos .aspx para que seja publicado em um servidor ou host na internet. Pegávamos esta dll gerada, colocamos na pasta bin do servidor e as páginas nos locais devidos e pronto, vualá. Está lá publicado o sistema web.

 

Seu código fonte estava todo protegido dentro de uma dll; caso desse algum problema ou mudança em qualquer parte do site que mexesse apenas no código fonte, bastaria alterar o código fonte, gerar uma nova dll e substituí-la dentro da pasta bin. Tudo estaria atualizado perfeitamente, simples e fácil.

 

Nova versão

 

Já no Visual Studio.NET 2005, escolhendo a criação de uma aplicação web de acordo com a referência 1.1; ao compilar o aplicativo seria gerado várias dlls em vez de uma só. Imagine que em seu aplicativo web tenha em média 20 páginas .aspx, cada uma com seus respectivos códigos fontes. Até ai tudo bem, sem qualquer problema em relação a isso, você deve estar pensando.

 

Continuando, imagine que sua aplicação está pronta e agora precisa apenas ser publicada em um servidor. Você clica no menu BUILD / PUBLISH. Prontinho, tudo funcionando perfeitamente; peguei os arquivos e as várias dlls e coloquei no servidor. Tudo funcionou que é uma beleza, da maneira que você gostaria. Depois de 2 meses você ou seu cliente gostaria de mudar apenas um código feito dentro do arquivo menu.aspx.cs; (isso imaginando que seu sistema tenha esse arquivo); para uma melhor explicação, imagine que algum código seria alterado, não os componentes .aspx e sim a programação propriamente dita (.cs).

 

Sem problema algum, faço a alteração e pronto; agora tenho que publicar novamente no site. Vou em menu BUILD / PUBLISH. Se eu quiser colocar apenas as dlls atualizadas no site, não irá funcionar. Sabe porque? Por que para cada publicação de seu aplicativo é gerado uma referência dentro de cada página indicando uma dll; ou seja, para cada página é indicada uma referência das dlls como uma chave. Toda vez que se gera uma nova publicação é gerada uma nova chave e referenciada dentro de cada página novamente.

 

Resumindo, o resultado final é que você deve colocar todo o site novamente em seu servidor ou host na internet cujo foi alterado apenas um código fonte bobo e tranqüilo.  Como falado anteriormente, na versão 2003 da ferramenta, bastaria atualizar a dll e pronto. Qualquer alteração na versão 2005, deve ser atualizado todo o site novamente.

Essa é uma atenção que alguns programadores não estão atentos e acabam se arrependendo de ter criado desta maneira.

A partir de agora, ensinarei uma maneira fácil de criar um aplicativo web cujo for atualizado qualquer código, não precisará atualizar todo o site.

 

Nova maneira de criação

 

Siga os passos abaixo para a criação de um web site / sistema web que ficará da mesma maneira que a versão 2003 do Visual Studio, gerará apenas uma dll.

 

Acesse o menu FILE / NEW PROJECT... ou Ctrl + Shift + N (Referência 1.2)

 

 

Referência: 1.2

 

Aparecerá uma nova tela de NEW PROJECT. (Referência 1.3)

 

 

 

Referência: 1.3

 

No meu caso, escolhi a linguagem C#.NET para desenvolvimento. Isso não muda nada caso gostaria de utilizar a linguagem VB.NET. Escolhi C#, cliquei no + do Visual C#, em seguida escolhi a versão WEB.

 

Na parte de templates existe a opção chamada ASP.NET Web Application. Deve ser escolhida essa opção para o devido desenvolvimento do aplicativo web. O mesmo gerará apenas uma dll e de mais fácil manutenção. Não existe qualquer diferença no desenvolvimento propriamente dito, a diferença é apenas na publicação e atualização do aplicativo.

 

Fico por aqui com mais um artigo espero ter ajudado. Qualquer dúvida, favor entrar em contato.

 

Mauricio Junior

www.mauriciojunior.org