Mobile Device

    Olá pessoal, como todos sabem o desenvolvimento para celular tem crescido bastante no Brasil e no mundo. Quero mostrar um pouco dos conhecimentos e manhas no desenvolvimento de software para celular.

Referências:
Ferramenta de desenvolvimento: Visual Studio.NET 2008 Team System
Tecnologia: Mobile Device
Framework: 3.5
SDK Windows Mobile 6.5 Standard and Professional

Instalação da Ferramenta

    Depois de instalar o padrão da ferramenta de desenvolvimento (Visual Studio.NET 2008), é importante instalar também o SDK 6.5 disponível no site da Microsoft [www.microsoft.com/downloads].

    Existem dois tipos de SDK, um chamado Standard e outro Professional. Qual a efetiva diferença entre os dois? O Standard é um framework para celulares, palm, pocketpc que tenha windows mobile que, não tem a tecnologia Touch. O Professional também é um framework para celulares, palm, pocketpc que tenha windows mobile que, possui a tecnologia Touch.

    Geralmente as pessoas não sabem dessa diferença dos SDK’s, resolvi explicar a vocês por alto apenas para conhecimento.

MinimizeBox
    Hoje em dia com os sistemas operacionais, tais como: windows, linux e macosx; existem sempre uma barra de ferramentas onde, ao clicar no botão minimizar do browser ou do programa, acaba minimizando o programa que está em execução e indo para a barra de ferramentas.

    Nos celulares, palm, pocketpc e outros dispositivos móveis não possuem essa funcionalidade de minimizar com o botão de minimizar; isto é; o programa fica minimizado de uma forma de que para nós parece que está fechado, mas não é verdade, pois o programa está em stand by e consumindo memória dos nossos aparelhos. Nossos aparelhos não são cheios de memória como nossos computadores, e existe uma grande diferença entre memória e processamento nos dispositivos móveis.

    Nos dispositivos móveis, a memória de 2GB por exemplo, que tenho em meu HTC Windows Mobile 6.0, funciona apenas para espaço, ou seja, maior capacidade de guardar músicas e arquivos.

    O processamento do dispositivo, por exemplo 400 mhz funciona como o processador do pc normal e memória embutida. Portanto, depende muito do processamento do aparelho, quero dizer, muitos programas abertos pode acarretar problema de memória em seu aparelho móvel; as vezes aparece até uma mensagem falando que o móvel não possui mais memória. Quem tem já viu!

    Na programação de software, utilizando a ferramenta acima citada na referência, existe uma propriedade no formulário chamado minimizebox. Imagem 1.1


Imagem 1.1

    Note que existe uma propriedade abaixo do Menu chamada MinimizeBox setado com o valor False.


Imagem 1.2

    Quando atribui o valor para false, automaticamente apareceu o botão no topo do form chamado OK, como mostrado na imagem 1.2. Isso significa que, ao clicar no programa automaticamente o software será fechado e não minimizado.

    Se colocar a propriedade para true, o botão do form muda automaticamente. (Imagem 1.3)


Imagem 1.3
    Note que no início foi mostrado um X em vez de OK. Esse X significa que, ao clicar no programa, ele vai minimizar a aplicação em vez de fechar, ou seja, não vai aparecer só que vai consumir memória, um pouco menos, mais vai.

Codificação
    No método Load do formulário Main em meu software, coloquei um código importante para quem quer manter o aplicativo ou fechar dependendo da compilação da dll; isto é; se for DEBUG aparece o minimizebox de uma forma; senão aparece de outra forma. (Code 1.1)

private void MainForm_Load(object sender, EventArgs e)
        {
#if DEBUG
            this.MinimizeBox = true;
#else
            this.MinimizeBox = false;
#endif
        }
Code 1.1

    Para a programação da dll, ou seja, saber o estado da dll necessariamente precisamos colocar o # (sharp) antes da condição. O DEBUG precisa ser todo maiúsculo. O estado da dll pode ser escolhido direto na ferramenta. (Imagem 1.4)


Imagem 1.4

Bom, fico por aqui e qualquer dúvida pode entrar em contato.
Em breve escrevo mais artigos sobre o desenvolvimento para celular com C#.NET.