Olá pessoal, gostaria de comentar hoje sobre os tipos de desenvolvedores que estão surgindo no mercado de trabalho. Espero que com este artigo, você possa compreender o sentindo de trabalhar em equipe. Estou aqui falando a minha opinião de programador / analista de sistemas.
 



Existe todo tipo de programador se formando ou formado, alguns bons e outros mais ou menos médios sabe!! Porém quando se fala em trabalhar em equipe, o programador pode ser bom ou mais ou menos médio que não vai fazer tanta diferença no trabalho em equipe, a não ser a instrução do mais experiente para os menos experientes. 
No momento que os programadores começam um projeto e vão trabalhar grande parte desse projeto juntos, o melhor é manter e compreender sempre mesmo que a pessoa esteja errada e não admita. 
Uma dica que dou é: deixe sempre o seu projeto compilando; se você usa algum programa que controla versão de código (hoje existem muitos), o melhor é deixar sempre o projeto “checado” para não dar problema quando o outro, ou outros desenvolvedores forem pegar ou criar alguma classe. 
Falando de Visual Studio.NET e Visual Source Safe 2005, é bom sempre as versões compiladas para facilitar qualquer “deploy” criado a qualquer momento do dia. As empresas de hoje constroem os frameworks ou utilizam os já existentes no mercado, porém quando fizer algum é melhor conversar com todos os integrantes do projeto antes do início do desenvolvimento. Falo isso porque, quando o desenvolvimento é feito sem qualquer sugestão, pode ter certeza que vai ficar faltando alguma coisa que precisava ser abordada e não foi.



Quem já ouviu a frase: “o framework desenvolvido você pode fazer o que quiser com ele, é bem customizado”. O resultado dessa frase é: “o framework desenvolvido não aborda tudo que precisa, ou seja, estão faltando coisas que ainda não desenvolvi.” 
O programador fumou mais do que devia e não fez o que deveria fazer de forma simples e entendível. Essa frase pra mim é a mesma coisa de LeroLero.com, por exemplo: “É claro que o acompanhamento das preferências de consumo garante a contribuição de um grupo importante na determinação dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência.”

Pra que complicar se pode ser simples?
Uma coisa que me deixa muito chateado quando estou programando com algum outro desenvolvedor é a falta de simplicidade. Se o método pode ser simples e fácil de entender, mas o programador faz questão de deixar o método complicado de entender. É tão complicado que, se o mesmo que fez o código, depois de 6 meses precisa mexer novamente, pode ter certeza que não vai entender nada ou então vai perder mais de um dia para entender mais ou menos como funciona.
Aqui na empresa onde trabalho existe uma pessoa que gosta de complicar as coisas simples, acredito que seja para mostrar que sabe ou finge que sabe algo. Na verdade a pessoa só se queima fazendo isso.
Um amigo MVP da Microsoft (Ramon Durães) sempre fala: - não tem que ser difícil. Realmente não tem que ser difícil se existe facilidade. 
O pior de tudo, é que além do código ser totalmente complicado o “preguiçoso” do programador que se acha “ban ban ban”, não comenta nenhuma linha do método e ainda fala: - “o nome do método fala por si só”. Você já ouviu isso? Se sim, saiba o que significa: “eu sou preguiçoso demais para poder comentar o código que eu fiz daqui um tempo nem eu vou saber o que foi feito nesse trecho de código”.



Um programador burro que se acha inteligente por fazer coisas que os outros não entendem, parece muito com essa foto acima. Faz pose de cavalo de raça, mas que na verdade é um burro. Desculpem desabafar com este artigo, as empresas estão cansadas de entrevistar programadores com espírito de porco.
As dicas são:
- Sempre comente os métodos;
- Sempre comente as classes;
- Se fizer coisas genéricas demais, comente o máximo possível e pegue maior opinião possível sobre o assunto;
- Sempre organize o seu código de forma identada;
- Separe sempre as camadas;
- Utilize refatoração;
- Suba o projeto sempre compilado;

Seja um programador inteligente no sentido correto, ou seja, falando de método e código, faça com que, se outras pessoas pegarem o seu código; deixe o mesmo organizado para que seja entendido com facilidade e rapidez. Deixe de declarar variáveis com nomes ruins e procure sempre estudar sobre programação e formas de programação.
Bom eu fico por aqui, qualquer coisa pode entrar em contato e espero que tenha ajudado com algumas dicas.