Heroes

 Busca Online:

 
Seja bem vindo(a) Visitante, você não está logado deseja logar
no portal para participar de serviços e promoções ? clique aqui.


No caso de perder a senha, acesse aqui e receba por e-mail.
Deseja entrar em contato conosco, acesse aqui e mande-nos um e-mail.

Entrevista com Bruno PorKaria

por Mauricio Junior em 1/1/2011 0

        Olá Internautas,
 
        Segue abaixo uma entrevista com o Bruno PorKaria, especializado em desenvolvimento Web e Mobile Web. Aprenda e veja da melhor maneira desenvolver aplicações Mobile.

        Saiba o que é mais vantajoso, desenvolver local ou mobile.
Segue abaixo a entrevista:

alt
Bruno Fernandes Pereira (vulgo PorKaria)

Nascido e criado em Campo Grande – Mato Grosso do Sul, esse blog é para compartilhar o meu conhecimento e a minha ignorância pela eternidade internet. Pretendo escrever sobre programação, dispositivos móveis, empreendedorismo, software livre, rock n’ roll e minhas viagens. É claro que nesse percurso muita coisa fora de contexto será escrita, então peço um pouco da sua nobre paciência, caro leitor.

Por que PorKaria ?
Esse é um apelido que me acompanha dos tempos de IRC, era um canal (#porkaria) que eu e alguns amigos criamos, e eu registrei o nick PorKaria para poder criar um bot para canal. Acabei ficando com o nick e assim começou… criei site, blog, nas listas ficou esse nickname e isso já vem de 1999. Caso algum dia a gente se encontre, não tenha vergonha de me chamar de PorKaria.

Entrevista:

1- O que compensa mais, desenvolver software local para o smartphone ou desenvolver um site igual ao software local?

Você precisa avaliar até que ponto a sua aplicação pode ser dependente de apenas  um sistema operacional, se você pode ou vale a pena armazenar muita informação na memória do seu celular, até que ponto isso é seguro para a sua aplicação ?

Será que desenvolver uma versão mobile de um sistema web que você já usa não seria uma melhor opção do que desenvolver um aplicativo para os seus usuários/clientes terem que baixar e instalar ?

Escrevi um post no meu blog, “Aplicações Mobile ou Sites Mobiles ? “ que descrevo com mais detalhes as vantagens e desvantagens disso.

*http://www.porkaria.com.br/2010/05/24/aplicacoes-mobile-ou-sites-mobiles/

2- Usando HTML e CSS adequadamente, quais os componentes mais usados para uma melhor visualização?

Usando HTML e CSS adequadamente, como manda o figurino (leia-se: seguindo os padrões da W3C), você pode ficar tranquilo que já andou meio caminho para a sua aplicação web rodar bem em qualquer dispositivo que tenha um browser, isso claro, levando em consideração que o dispositivo móvel seja da “geração wi-fi”.


3- Pode ser dado um exemplo de como caracterizar um sistema para celular?

“Desenvolvimento Mobile Web é desenvolver uma aplicação que seja viável ao seu acesso via browser de um dispositivo móvel“, essa frase define bem o que é uma aplicação mobile web.

4- Hoje o iPhone e o BlackBerry são os mais famosos smartphones no mercado, como desenvolver um software web que funcione para os dois?

O BlackBerry possuí um sério problema com a qualidade do seu browser, mas você pode resolver instalando outro, como por exemplo o Opera Mini, já o iPhone é tranquilo, pois o navegador é o Safari, um ótimo browser.

Com um bom browser, você não precisa ir muito além do que você já programa para web. É claro que existe limitações, mas prefiro apelar sempre para o bom senso do que para as limitações. Você não vai desenvolver uma aplicação que tenha 1.367 recursos para mobile web, o seu sistema precisa ser o mais simples e direto possível.

5- Tecnicamente, pode ser mostrado como colocar e usar os atributos HTML para o melhor desenvolvimento web mobile?

Sim, você pode trabalhar com várias tags que facilitam a usabilidade e a navegação na sua aplicação mobile web, como por exemplo usar a tag input para botões ao invés de imagens, utilizar a tag select ao invés de uma lista pura e simples.

Com isso você ganha alguns recursos de usabilidade do dispositivo que já existe nele.

6- Na sua opinião, qual o futuro próximo no requisito desenvolvimento web mobile?

Todas as aplicações web terão versões para a web mobile. Gerando uma grande demanda por profissionais com experiência nesse desenvolvimento.

7- Qual a sua opinião do 3g no Brasil?

O Brasil ainda não tem infra-estrutura necessária para dar suporte a demanda de usuários que estão aparecendo, infelizmente o Brasil vai ter uma qualidade de 3g assim como temos de banda larga, ou seja, comparando a outros países, somos bem inferiores.

8- Você tem algum curso feito que ensina passo a passo aos usuários que querem começar a desenvolver para dispositivo móvel? Pode indicar algum?

Já realizei mini-cursos em alguns eventos que participei, como a PHP Conference Brazil de 2009, agora 31 de Julho vou realizar um mini-curso no PHPrática um evento realizado pelo grupo de usuários de PHP do Maranhão.

E todo material desses mini-cursos eu disponibilizo no meu blog.

9- Você já fez algum trabalho de desenvolvimento web mobile que possa mostrar? Dê exemplos de código por gentileza.

Um trabalho recente que eu criei, foi um serviço para criação de QR Code e geração de código em PHP. É o phpqrcode, que está no meu laboratório: http://www.porkaria.com.br/laboratorio/

Mas sinceramente, eu prefiro que os leitores acompanhem e participem do projeto PHP Mobile (www.phpmobile.com.br), fiquem por dentro de serviços/ferramentas que eu e outras pessoas da comunidade desenvolveram.

10- Você acha que a tecnologia QR-CODE pode vir a esse uma realidade no Brasil como é no Japão?

Não só acho, como está virando ! Quem ainda não viu um QR Code ?


voltar   comente  subir

Download Copy





 
Mauricio Junior Formado pela Faculdade Anhanguera, Especialista pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Pós-Graduação em Docência Superior e cursando Mestrado na UNB Engenharia Elétrica; .
Tenho 29 anos e possuo sete livros publicados pela editora Ciência Moderna. Sou Certificado Microsoft MCP, MCAD e MVP, faço parte da comunidade ASPNETI.COM, ECODE10.COM, onde publico artigos, vídeos, ebooks e livros Publico artigos, vídeos e podcast em outras comunidades. Trabalho como Analista de Sistemas / Desenvolvedor na empresa ATP S/A. Blog: blog.mauriciojunior.org, Site pessoal www.mauriciojunior.org



Comentários:


Comente (dê sua opinião):

Comentário:
Código Imagem:  (digite o código da imagem respeitando maiúsculo e minúsculo)

Favor digitar o código da imagem para cadastramento.

 

Outros Artigos do Autor

Deixando o componente ASP:MENU compatível com qualquer browser
Fotos do HTC Mozart
DateDiff em C#.NET
Vídeo: Aprendendo a trabalhar com o Office
Converte Imagem em Array e Array em Imagem
Usando Split no C#
Fazer Log, precisa ou não precisa?
Definindo o botão padrão.
UPLOAD – Enviando imagem pela Internet
Resources e Internacionalização usando Visual Studio.NET 2005 (Parte I)
Aprenda com Windows Azure
Dica ReportViewer
Mobilidade e Aplicativos Mobile
Page.Header
Vídeos Online Gratuitos
Loja Apple (a2you.com.br) feita em .NET (Microsoft)
Integração é necessário
Innovation Days
Dicas para programar melhor
Registro Encontro .NET (Fotos)
Ebook Grátis Microsoft
II Encontro .NET em Brasília
Gerando instalador de serviço
Linha do GridView (colorindo ao passar o mouse)
Flickr para Windows 7 e Windows Phone 7
XmlDataSource
Sistema de Login em ASP – Parte VII (Utilizando três camadas)
CES 2008: Keynote do Bill Gates
Mais um Windows Phone 7
Sistema de Login em ASP – Parte V
Chamando Programas de Dentro do Windows Forms
Envio de e-mail através de formulário web
Microsoft Preview Windows Phone 7 in NYC
Organizando o projeto em camada
Sort no GridView sem ir ao banco de dados novamente




eCode10 Magazine 4 Edição

Baixe a sua sem pagar nada, basta apenas ter um cadastro na comunidade aspneti.com ou ser usuário do ecode10.com.



Edições anteriores
LAYERDEV

Notícias *

Windows 8 Store

Channel9 publica um vídeo da Windows Store...

Sony Vaio série Z

Novo Vaio Ultrabook? ou não Ultrabook?...

Samsung quer comprar RIM

Imagine se juntar as duas companhias...

Surface 2.0 mostrado

Novo Surface é mostrado de forma incrível...

Skype Tablet

Será que esse skype tablet pega mesmo?...

Lenovo e o seu novo Ultrabook

Ultrabook chega também pela Lenovo...

Promoções de livros móveis .NET

Baixa agora o seu e aprenda a programar....

A Era dos UltraBooks

Os modelos mais dos Ultrabooks...

Asus Zenbook UX21 e UX31

Quer ter um ultrabook rosa da Asus?...




NETITC