Criando gráfico de colunas com a API do Google
Olá pessoal, hoje eu vou dar continuação no artigo anterior publicado por mim em dois sites, ecode10.com e imasters.com.br. O gráfico de hoje envolve colunas em vez de linhas, envolve a linguagem de programação C#, linguagem de interpretação JavaScript e Html.
Ferramentas utilizadas
Visual Studio 2012
Linguagem de programação: C#
Tipo do projeto: ASP.NET
Depois de entender um pouco melhor sobre as APIs do Google, comecei a fazer gráficos de acompanhamento, gráficos financeiros e gráficos de acesso usando a API. Ela ajuda muito para quem não tem componente desenvolvido para gerar esse tipo de gráfico.
É necessário ter acesso a Web para que o gráfico seja mostrado de forma correta. Na verdade, todo Javascript está localizado no Google e a função escrita chama ele passando os parâmetros e no final gera o gráfico. Acabei seguindo a mesma solução do artigo anterior, porque passando os valores de forma diferente o javascript do Google não funciona e não mostra o gráfico.
Lembro que não entrou no mérito de conexão com o banco de dados, existem outros artigos no site www.ecode10.com que falam sobre isso de forma detalhada. O que fiz dessa vez foi retornar um número do banco de dados, na verdade dois números.
Esse número é somado usando o SELECT SUM ou o COUNT e retornado do banco de dados em forma de INT.
HTML da página
No HTML
da página é feito pouca coisa. Adicionei o script do Google. Listagem 1.
<script type="text/javascript" src="https://www.google.com/jsapi">script>
Listagem 1 – Script do Google
Depois adicionei um componente do C# e ASP.NET chamado Literal. Listagem 2.
<asp:Literal id="ltlResultado" runat="server" />
Listagem 2 – Componente Literal
Para
finalizar com o HTML, adicionei uma div responsável por gerar o gráfico e que o
Google pede. Listagem 3.
<div id="chart_div" style="width: 800px; height: 500px;">div>
Listagem 3 – Adicionando Div para gerar gráfico
Página ASPNET
(.aspx).
Criei um método na página .aspx.cs chamado preencherDados(). Ele é responsável por buscar as informações no banco de dados e gerar o relatório. Para o usuário, ao entrar na página, o gráfico é mostrado e pra isso basta adicioná-lo ao Page_Load. Listagem 4.
Listagem 4 – Criando método preencherDados().
A listagem 4 mostra no meio do método que os dados são buscados de alguma fonte, no meu caso, do banco de dados através de um método. A opção de Twitter e Site, são fixas, só os valores que são variáveis.
Na variável options eu defini a cor do gráfico, #4C7951 (azul). No final, esse código é exibido na div chamda “chart_div”, aquela colocada no Html da página. A última linha do método pega todo o valor e atribui ao componente Literal do ASP.NET.
Depois de atribuir ao Literal, o valor chama a div que chama o script do Google. Bem simples, e ao mesmo tempo engenhoso. Talvez essa não seja a melhor forma de fazer, mas foi a única forma que consegui fazer funcionar o gráfico com C#. Quem quiser dar opinião e mostrar uma outra maneira, fique livre para comentar.
O resultado final do nosso gráfico está na figura 1.
Sign up to our newsletter
Receive our latest updates about programming languages, software, database, books, ebooks, classes, jobs and more.