OLTP O OLTP (On-line Transaction Processing) captura as transações de negócios de um sistema e armazena no banco de dados. Esse tipo de base é utilizada em sistemas que registram pequenas transações (INSERT, UPDATE, DELETE) realizadas em tempo real e que ocorrem constantemente e de forma rápida. Os dados também pode ser alterados. Por não salvar histórico dos dados, isso não o qualifica como uma base de dados ideal para ajudar na tomada de decisões. Também é uma base que necessita de backup regularmente, pois caso o banco de dados seja perdido os dados não podem ser reaproveitados.

        O principal objetivo da modelagem relacional em um sistema OLTP é eliminar ao máximo a redundância, de tal forma que uma transação que promova mudanças no estado do banco de dados, atue o mais pontualmente possível. Com isso, nas metodologias de projeto usuais, os dados são fragmentados por diversas tabelas (normalizados), o que traz uma considerável complexidade à formulação de uma consulta por um usuário final. Por isso, esta abordagem não parece ser a mais adequada para o projeto de um data warehouse, onde estruturas mais simples, com menor grau de normalização devem ser buscadas. (KIMBALL,2002)

        OLAP O OLAP (On-line Analytical Processing) oferece uma alternativa diferente. Voltado para a tomada de decisões, proporciona uma visão dos dados orientado à análise, além de uma navegação rápida e flexível. O OLAP recebe dados do OLTP para que possa realizar as análises. Essa carga de dados acontece conforme a necessidade da empresa. Sendo um sistema para tomada de decisões, não realiza transações (INSERT, UPDATE, DELETE) pois sua finalidade são consultas. Possui dados atuais e históricos e não há necessidade de backups regularmente, sendo que ele possui informações do OLTP. Caso algo aconteça com a base OLAP basta fazer uma carga novamente.

Uma pergunta, em uma empresa, quem utiliza OLTP e OLAP?

        O nível operacional e o nível administrativo (vendas, compra, RH, etc.) utilizam OLTP para operações que ocorrem no dia-dia da empresa.

        O nível de conhecimento e o nível estratégico da empresa (os administradores por exemplo) utilizam o OLAP para as tomadas de decisões e assim traçar um planejamento estratégico.