Atéagora já vimos alguns conceitos de BI.
-
Estruturas de DW ‚Äď Kimball xInmom
-
Data Warehouse x Data Mart
-
Dimens√£o Tempo
-
Tabela Fato x Tabela Dimens√£o
-
OLTP x OLAP

Vamos continuar aprendendo um pouco de Ciclo de Vida(LifeCycle) doDW.




‚ÄĘOs processos de neg√≥cio definem toda a estrat√©gia do DW
‚ÄĘO gerenciamento do projeto √© presente em todas as fases
‚ÄĘAlgumas fases podem ser executadas em paralelo.

4 passos do Processo de Modelagem Dimensional

1)Identificar o Processo de Negócio
-Cada empresa tem Processos de Negócios específicos, os sistemas transacionais são responsáveis por controlar e gerar os dados necessários.
-Uma ou mais tabelas fatos são utilizadas para suportar cada Processo de Negócio

2) Identificar a Granularidade
-N√≠vel de detalhe, o que uma linha da tabela fato representa. As recomenda√ß√Ķes s√£o para come√ßar pelo n√≠vel mais baixo da informa√ß√£o.

3) Identificar as Dimens√Ķes
-Dimens√Ķes s√£o as descri√ß√Ķes que a informa√ß√£o pode ter, essas podem ser filtradas, agrupadas, selecionadas. A granularidade define o conjunto de dimens√Ķes que ser√£o utilizados.

4) identificar os Fatos

-São as métricas resultantes do Processo de Negócio, quantidades, valores vendidos, etc. As fatos também podem ser derivadas ou calculadas.

Requisitos x Realidade

 -Devemos considerar dois fatores, Requisitos de Negócio e os Dados Disponíveis. Caso os dados disponíveis não atendam as necessidades do negócio, os sistemas transacionais devem ser adequados para que as análises possam ser feitas da maneira desejada.

-Não devemos considerar os mesmos modelos de dados para negócios diferentes, cada negócio tem necessidades específicas que devem ser atendidas através de uma análise minuciosa dos processos de negócio.

Enterprise Data Warehouse Bus Matrix




‚ÄĘA Bus Matrix √© uma ferramenta para planejamento, comunica√ß√£o e gerenciamento de expectativas com todos os membros do projeto. Uma vez definidas e criadas as dimens√Ķes compartilhadas, o desenvolvimento dos Data Marts podem ser feitos em paralelo.

‚ÄĘAs linhas da matriz s√£o os processos de neg√≥cio que ser√£o transformados em tabelas fato. Inicie com os Data Marts de fontes √ļnicas, que s√£o esse primeiro n√≠vel, depois identifique os Data Marts de m√ļltiplas fontes ou com c√°lculos mais complexos.

‚ÄĘAs colunas representam as dimens√Ķes usadas em todo o modelo.

‚ÄĘCompartilhar as dimens√Ķes √© um processo extremamente cr√≠tico.