Atéagora já vimos alguns conceitos de BI.
-
Estruturas de DW – Kimball xInmom
-
Data Warehouse x Data Mart
-
Dimensão Tempo
-
Tabela Fato x Tabela Dimensão
-
OLTP x OLAP

Vamos continuar aprendendo um pouco de Ciclo de Vida(LifeCycle) doDW.




Os processos de negócio definem toda a estratégia do DW
O gerenciamento do projeto é presente em todas as fases
Algumas fases podem ser executadas em paralelo.

4 passos do Processo de Modelagem Dimensional

1)Identificar o Processo de Negócio
-Cada empresa tem Processos de Negócios específicos, os sistemas transacionais são responsáveis por controlar e gerar os dados necessários.
-Uma ou mais tabelas fatos são utilizadas para suportar cada Processo de Negócio

2) Identificar a Granularidade
-Nível de detalhe, o que uma linha da tabela fato representa. As recomendações são para começar pelo nível mais baixo da informação.

3) Identificar as Dimensões
-Dimensões são as descrições que a informação pode ter, essas podem ser filtradas, agrupadas, selecionadas. A granularidade define o conjunto de dimensões que serão utilizados.

4) identificar os Fatos

-São as métricas resultantes do Processo de Negócio, quantidades, valores vendidos, etc. As fatos também podem ser derivadas ou calculadas.

Requisitos x Realidade

 -Devemos considerar dois fatores, Requisitos de Negócio e os Dados Disponíveis. Caso os dados disponíveis não atendam as necessidades do negócio, os sistemas transacionais devem ser adequados para que as análises possam ser feitas da maneira desejada.

-Não devemos considerar os mesmos modelos de dados para negócios diferentes, cada negócio tem necessidades específicas que devem ser atendidas através de uma análise minuciosa dos processos de negócio.

Enterprise Data Warehouse Bus Matrix




A Bus Matrix é uma ferramenta para planejamento, comunicação e gerenciamento de expectativas com todos os membros do projeto. Uma vez definidas e criadas as dimensões compartilhadas, o desenvolvimento dos Data Marts podem ser feitos em paralelo.

As linhas da matriz são os processos de negócio que serão transformados em tabelas fato. Inicie com os Data Marts de fontes únicas, que são esse primeiro nível, depois identifique os Data Marts de múltiplas fontes ou com cálculos mais complexos.

As colunas representam as dimensões usadas em todo o modelo.

Compartilhar as dimensões é um processo extremamente crítico.