Energia 4.0

 

Hoje em nossos dias atuais temos muitos equipamentos eletrônicos conectados a internet, e num futuro muito próximo teremos ainda mais.

Já temos lâmpadas que podem se comunicar via Bluetooth, aspiradores inteligentes e outros equipamentos que já conhecemos. Com a vinda do Internet das coisas teremos controle de praticamente tudo dentro de uma residência desde a temperatura do chuveiro até os interruptores de luz. Já não há limite para capacidade de conectar dispositivos à internet. Mas sabemos também, da matriz energética na maioria dos países que é basicamente combustíveis fosseis. Porem acompanhando estas tecnologias temos a evolução da energia limpa atualmente a estrela da vez e a fotovoltaica.

Este tipo de energia pode ser usado nas residências para alimentar inumeráveis aparelhos e também para abastecer moradias isoladas da rede elétrica. Devido a crescente demanda de energias renováveis, a fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas têm avançado consideravelmente nos últimos anos.

Graças a este crescimento, e a constante sofisticação e a economia de escala, o custo da energia solar fotovoltaica baixou gradualmente desde o inicio do seu desenvolvimento, aumentando a eficiência, e conseguindo que o seu custo médio de geração elétrica seja já competitivo com as fontes de energia convencionais num crescente número de regiões geográficas, atingindo a paridade de rede. A energia solar fotovoltaica converteu-se na terceira fonte de energia renovável mais importante em termos de capacidade instalada a nível global, após as hidroelétricas e eólicas.

Diariamente milhões de Megawatts de energia chegam ao nosso planeta de forma gratuita e limpa, através dos raios solares. Quase todas as fontes de energias hidráulicas, eólica, biomassa, combustíveis fósseis e energia dos oceanos são de formas indiretas provenientes do sol. Além disso, a radiação solar pode ser utilizada para aquecimento de fluidos e assim gerar energia elétrica.