https://s3-us-west-2.amazonaws.com/ecode10-image/3da37c70-1bc5-496d-9ed3-a6694ca7cfbfdinheiro.png

SĂ©rie 1.

Hoje vamos falar de uma coisa que pode ser tabu para vocĂȘ, para a sua famĂ­lia ou para pelo menos para algumas pessoas do seu convĂ­vio. Dinheiro! Coisa que ninguĂ©m precisa ficar sabendo "quanto vocĂȘ ganha ou perde" como diz a mĂșsica do Lulu Santos.

Mas hoje em dia existem muitas pessoas falando disso no Youtube e outras redes sociais como Instagram ou Twitter. Vou citar alguns aqui abaixo para que assista depois.

A grande questĂŁo Ă©: O dinheiro Ă© essencial na nossa vida principalmente para trocar por algo que precisamos, um produto ou como serviço, por exemplo: Para ir ao centro da cidade, vocĂȘ precisa ter dinheiro para comprar um passe de ĂŽnibus, ou pagar o Uber ou colocar gasolina em seu carro para chegar atĂ© o local e o dinheiro serviu para troca do transporte. VocĂȘ quer uma bolsa ou uma roupa, vocĂȘ usa o dinheiro para trocar por esse produto. Outro exemplo Ă© a comida, vocĂȘ nĂŁo come dinheiro, mas vocĂȘ troca ele por alimentos que mantĂ©m o seu corpo vivo.

Para ter dinheiro muitos precisam trabalhar, outros tem herança e outros tem investimentos. A regra bĂĄsica Ă© nĂŁo gastar mais do que vocĂȘ ganha.

Essa realidade não funciona para os brasileiros que acabam gastando mais do que ganha sem ter qualquer controle financeiro. Como eståvamos ainda com uma inflação muito alta antigamente, acostumamos a gastar logo porque os preços poderia subir no final do dia ou no dia seguinte.

Ainda hoje temos uma inflação alta em referĂȘncia de outros paĂ­ses da Europa e AmĂ©rica do Norte, porĂ©m os preços nĂŁo aumentam do dia para a noite. O controle financeiro pode ser feito para que nĂŁo gaste mais do que ganha. Existem vĂĄrios aplicativos para smartphone e tables que ajudam a controlar os gastos e ganhos financeiros. Basta procurar na loja do seu aparelho sobre "controle financeiro" para ter vĂĄrios aplicativos grĂĄtis e pagos.

Vårios Youtubers que disponibilizam planilhas para controle financeiro nos canais e blogs; ou seja; desculpa para não controlar os gastos e ganhos nós não temos mais. Eles oferecem cursos, planilhas e vårios vídeos gratuitos para aprender um pouco mais sobre finanças. Aproveite a oportunidade para aprender um pouco mais sobre dinheiro e investimentos.

Seguem alguns Youtubers que ensinam sobre finanças e investimentos:

Muitos deles informam também como fazer uma renda extra nesse período que estamos vivendo, como dizem os estudiosos "período pós-moderno".

Ter um controle financeiro Ă© o primeiro passo para o sucesso de uma vida financeira saudĂĄvel.

Vou deixar aqui um site grĂĄtis para controle chamado https://www.controle10.com. Com esse site vocĂȘ pode ter todo o controle financeiro grĂĄtis.

Esperamos ter ajudado.