Quando falamos de SEO, conteúdo, links e mudanças de diretório o assunto rederecionamento 301 pode pode ser a solução para seus problemas. Muitos programadores não tem conhecimento desta magnifica técnica que faz com que os motores de buca como o Google continuem encontrado o conteudo antes criado e tão valioso para a internet e pessoas ao redor do mundo.

Separei um conteúdo altamente didatico porém técnico tendo o foco de instruir você programador a fazer um redirecionamento 301 do jeito certo.

Para isso você precisará acessar seu site ou sistema via FTP.

Se você ainda não sabe como se conectar via FTP, baixe o a programa FileZilla e verifique com o suporte de sua hospedagem os seguintes dados: Host, Usuário, Senha e Porta. Tendo esse conteúdo em mãos, abra seu FileZilla e logo na parte superior você poderá preencher estes dados nos devidos campos e em seguida clique no botão conexão rapida, como mostrado na imagem abaixo:

Image

A partir do momento que se conectar uma listagem de documentos aparecerá. Parabéns você fez o primeiro passo e agora aplicaremos o redirecionamento 301.

Você precisará editar o arquivo .htaccess

O arquivo .htaccess é um script de configuração do seu diretório para o webserver Apache. Com ele é possivel realizar várias definições como tornar links amigáveis e configurações de cache e é nele que aplicaremos as configurações necessárias para o redirecionamento 301.

Para acessa-lo você deve ir na raiz dos seus arquivos e abrir o diretório /www como na mostra na imagem abaixo, caso ele não exista você poderá cria-lo.

(Image)

Arquivo .htaccess na pasta www

Aplicando o Redirecionamento 301 ao .Htaccess

Preparei o codigo que você deverá copiar e colar em seu arquivo .htaccess. Porem, você deve alterar o conteúdo "http://www.site-que-recebera-o-redirecionamento.com.br" para o site que você quer redirecionar. Repare que no final da sintaxe RewriteRule, existe o seguinte conteúdo [R=301,L]. Isso determina qual o tipo de redirecionamento que esta sendo realizado.

Options +FollowSymLinks
RewriteEngine on
RewriteRule (.*) http://www.site-que-recebera-o-redirecionamento.com.br/$1 [R=301,L]

Ao aplicar o codigo acima, salve o arquivo e espere alguns minutos pois alguns servidores podem demorar um pouco mais. Se você fez tudo conforme o artigo, você com certeza terá sucesso. Agora você nunca mais perderá conteúdo quando necessário redireciona-lo.

image

Como fazer um redirecionamento 301