Neste artigo você aprenderá a como conectar seu banco de dados MYSQL para ser gerenciado diretamente pela ferramenta PHPStorm da jetbrains. Esta configuração fará com que você otimize seu tempo investido e aproveite o auto completar em querys em desenvolvimento e revisão de querys ja desenvolvidas.

Lembrando que para que tudo funciona corretamente é importante que sempre esteja utilizando versões atualizadas e que seu banco de dados MYSQL esteja ativo e funcionando.

Na pratica

  1. Ao instalar e abrir o PHPStorm vá até a barra de ferramentas localizada no topo e faça o seguinte caminho:

View -> Tool Windows -> Database! image

  1. Em seguida clique no icone no ícone Propriedades da Fonte de Dados, localizado na parte superior da tela aberta como apresentado na tela abaixo o icone em destaque.

Image

  1. Uma nova janela sera aberta e nela você deve clicar no botão "+" apresentado no canto superior esquerdo e ao clicar neste botão aparecerá uma lista onde você deverá clicar em MYSQL. Após clicar a tela permitira que você possa preencher seus dados de conexão. Preencha os dados e clique em aplicar para que a configuração seja salva.

Image

Agora que seu conteúdo ja esta configurado você poderá controlar seu banco de dados diretamente pelo PHPStorm sem precisar ficar acessando terceiras paginas. A conexão também vale para banco de dados REMOTO, logo você pode trabalhar utilizando o banco online. Espero que a partir deste conteúdo você possa otimizar seu tempo e desenvolver aplicações inovadoras.