Olá pessoal, hoje em dia estamos passando por uma pandemia e somos obrigados (para quem pode) trabalhar de casa. Várias empresas estão se adaptando para que o seu trabalhador / empregado esteja sendo produtivo a partir da sua própria casa.

Isso porque essa pandemia pode sobrecarregar o sistema de saúde das cidades e as pessoas podem morrer por falta de cuidados ou aparelhos necessários para superar a pandemia. Muitos acham que é apenas uma jogada de governo ou estratégia de economia, mas eu me pergunto: - porque tantas pessoas estão morrendo então?

Mas o nosso assunto aqui é, trabalhar de casa. Antes, o trabalho de casa era feito apenas em momentos necessários, como fora do horário ou alguma emergência. Agora o trabalho de casa está sendo feito pelo menos de 8 a 12 horas por dia. Você está acostumado com isso? Muitos pensavam que era um sonho trabalhar de casa, mas depois que esse sonho virou realidade, muitos estão vendo que "era feliz e não sabia". Você só precisa pensar que, hoje em dia não podemos sair de casa após o expediente, não podemos ir a bares ou shows nos finais de semana ou feriados e não podemos nos arriscar. Isso torna diferente o fatídico sonho de trabalhar de casa.

Para muitos, o trabalho em casa virou pesadelo porque toda a família está em casa. Para alguns existem a concentração necessária para fazer algo bem específico que agora não tem devido a família estar em casa. Muitos não tem o espaço necessário para trabalhar, estão trabalhando na mesa da cozinha e com uma cadeira que deixa as costas doendo.

No trabalho tinha uma cadeira confortável, dois monitores e um teclado bom. Hoje em dia, a cadeira é ruim, não tem mesa direito e ainda fica em uma posição ruim do pescoço.

A minha dica pra ti é:

  1. Se possível procure se adaptar com o trabalho de casa, muitas empresas estão vendo que pode ser uma solução para economizar nos custos;

  2. Se possível, compre uma cadeira confortável e uma mesa que separe o ambiente de trabalho com o ambiente da casa;

  3. Se possível, compre um outro monitor e trabalhe com dois, assim fica mais confortável e produtivo;

  4. O trabalho daqui pra frente pode mudar consideravelmente e o trabalho de casa pode virar uma realidade depois de 2020. Ao invés de ser uma exceção, pode virar prioridade e ir na empresa pode virar uma exceção; isto é; a coisa pode inverter;

  5. Tenha paciência e procure ser uma pessoa gentil dentro de casa, valorize o tempo que tem com a sua família e seja grato a eles, procure mostrar e falar isso para todos;

  6. Tenha o seu tempo para movimentar o corpo, ficar sentado todo o tempo não faz bem para sua saúde, lembre-se que em seu trabalho muitas vezes você se levantava para pegar um café, falar com os amigos, jogar algum game e outras coisas, faça a mesma coisa em casa;

Bom, não vou estender mais por aqui mas espero que mantenha a sua mente aberta para se adaptar e ser feliz no que faz. Em breve publico mais sobre trabalhar de casa quando se mora fora do Brasil. Qualquer dúvida, entrar em contato pelo site https://www.mauriciojunior.org.