O processo de rastreamento de encomendas a partir do site dos Correios é algo bastante tedioso, pois você precisa constantemente acessar o site para averiguar se a situação da sua encomenda mudou.

Voc√™ at√© pode incluir nos seus favoritos, o link para a p√°gina de rastreamento da sua encomenda, como por exemplo, este link http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_COD_UNI=ES575943228BR&P_LINGUA=001&P_TIPO=001. No entanto, precisar√° ainda atualizar a p√°gina constantemente para verificar atualiza√ß√Ķes na situa√ß√£o.

Para agilizar esse processo e evitar que os usuários percam tempo com tal tarefa, foi desenvolvido o Sistema Automatizado de Rastreamento de Encomendas nos Correios. O mesmo permite o rastreamento de encomendas individuais e grupos de encomendas. O usuário pode deixar a página do sistema aberta e será avisado, com um alerta sonoro e visual, sempre que a situação da sua encomenda mudar. Assim, sobra mais tempo para o usuário fazer o que realmente lhe interessa.

Bem, como estamos em uma comunidade de desenvolvedores de software, apesar de ser uma ferramenta √ļtil para qualquer tipo de usu√°rio, o mais interessante √© que a mesma disponibiliza um WebService que permite implementar este recurso de rastreamento em qualquer aplica√ß√£o.

Existem alguns WebServices que fornecem servi√ßos disponibilizados pelos Correios, como √© o caso da consulta de endere√ßo por CEP, encontrados em sites como http://www.maniezo.com.br/http://www.bronzebusiness.com.br/webservices/wscep.asmx.

No entanto, não conheço nenhum outro WebService para rastreamento de encomendas e nenhum sistema automatizado de rastreamento (pelo menos não gratuito). Assim, este é o primeiro serviço livremente disponibilizado.

O sistema est√° dispon√≠vel em http://rastreador.manoelcampos.com. Ao utilizar o sistema e seu WebService, voc√™ concorda com os termos de uso.

O WebService desenvolvido pode ser acessado aqui.

Para mais informa√ß√Ķes, acesse este artigo no meu Blog e a p√°gina inicial do sistema, onde o exemplo em PHP, de consumo do WebService, pode ser baixado.

Espero que seja √ļtil. Acessem e divulguem. 
Até a próxima.