Hoje em dia as universidades tem formado milhões de engenheiros de software no mundo, mas como se diferenciar e se destacar entre estes formados? Existem alguns pontos importantes:
 
- Se especializar naquilo que gosta, nunca tente fazer tudo ao mesmo tempo. Um exemplo disso é o “pato” que sabe nadar, andar e voar, mas não faz nada direito. Não é especialista em nenhuma das ações.
 
- Um bom engenheiro(a) de software sabe dimensionar o prazo de uma tarefa de forma correta. Mesmo que erre no prazo das primeiras tarefas, depois da segunda ele(a) vai aprender a gerenciar seu tempo. Isso porque, o grande desafio não é a tarefa mas sim o gerenciamento do tempo.
 
- Um bom engenheiro sabe qual a melhor maneira para ser produtivo ou mais produtivo. Se é ouvindo música ou dormindo alguns minutos depois do almoço. Procure encontrar o seu jeito de ser mais produtivo a cada dia com qualidade de vida.
 
- O engenheiro de software querido pelas empresas sabe dizer a verdade para não enganar seu chefe que muitas vezes não sabe o que está ocorrendo no código. Um exemplo: você leva seu carro para revisão e no papel fala que uma peça foi trocada, mas na verdade nada foi trocado e daqui algum tempo vai estragar outra peça devido a falta de troca da primeira peça. Você vai se sentir enganado? Procure ser honesto com as pessoas e correto na construção de código.
 
- Um bom engenheiro sabe quanto custa a sua hora de trabalho. Se você ainda não sabe, calcule sempre o seu salário mensal dividindo por 168 que é o total de horas trabalhadas em um mês. Nos Estados Unidos tudo é calculado em horas mas no Brasil não. Exemplo: você ganha R$ 4.500,00 por mês, divide por 168 e o resultado é R$ 26,78; ou seja; a hora trabalha custa 26,78 fora o imposto que a empresa paga. Se um dia chegar um freelance pra você, saiba qual o valor da hora que vale a pena pra você fazer aquele determinado trabalho.
 
- Um bom engenheiro de software não tem vergonha de dizer que nunca fez tal funcionalidade mas que vai estudar para fazer o mais rápido possível e com maior qualidade possível. Você já passou por isso? Ou você fala que fez “mentindo” para a pessoa e pra você mesmo?
 
- O engenheiro de software procura se especializar em um determinado assunto, pode ser segurança, framework, api, web service, banco de dados, teste de software ou qualquer outro assunto. Lembre-se que ninguém nunca sabe tudo até porque a cada dia algo novo aparece.
 
- Um bom engenheiro tem criatividade para gerar algo novo e portável. Neste mundo de criar startup e aplicativos, o engenheiro tem que ser preocupar na portabilidade daquilo que foi feito para um dispositivo móvel como smartphone, geladeira, telas interativas, ou qualquer outro dispositivo que ainda não foi mostrado.
 
- O engenheiro sempre analisa antes e começar a criar software. Analisa o banco de dados se já estiver criado, analisa a ferramenta e estrutura para criar o software, analisa a maneira de testar e ainda sabe qual a vulnerabilidade do software. Se você viu alguma vulnerabilidade, concerte o mais rápido possível.
 
- Um bom engenheiro de software sabe que a informação hoje em dia vale mais do que dinheiro. O que se pode fazer com as informações colhidas dos usuários não está escrito e pode render bilhões.
 
- Um bom engenheiro sabe dizer não às redes sociais e diversões adversas oferecidas pela Internet hoje em dia. Isto quer dizer que o engenheiro sabe focar no que quer.
 
- Um bom engenheiro sabe usar a tecnologia ao seu favor e é curioso para aprender sem medo. Muitos hoje em dia tem resistência para aprender algo novo. Pense o seguinte: talvez o novo pode ser mais produtivo comparado com o que faz hoje.
 
- Um bom engenheiro sabe automatizar aquilo que é feito de maneira manual. Basta usar a criatividade para economizar seu tempo que tem para fazer outra coisa mais poderosa e divertida. Coloque a máquina para fazer pra você e ganhe tempo.
 
- Um bom engenheiro não é encontrado do nada, é necessário fazer seu próprio networking, talvez criar um web site ou blog que fale sobre você ou as cosias que você fez e faz. Pense nisso.
 
- Um bom engenheiro de software aprende, ensina e ajuda a equipe de trabalho sem hesitar.
 
Se você é engenheiro de software ou está estudando para ser um, procure seguir esses conselhos que no tempo certo você será recrutado por alguma empresa ou startup. Qualquer dúvida, favor entrar em contato pelo site www.mauriciojunior.org.