Olá pessoal, meu nome é Mauricio Junior e seja bem vindo ao ecode10.com.

Hoje eu gostaria de falar a você sobre diplomas se certificados na área de TI. Vou dar apenas o meu ponto de vista em relação as experiências que eu já passei trabalhando no Brasil, na Europa e agora nos Estados Unidos.

Cada um pode ter a sua opinião só que muitos não sabem sobre o que aconteceu na prática comigo.

  1. Trabalho desde os 14 anos no Brasil na área de tecnologia
  2. Fiz e vendi o meu primeiro software para um lavajato e depois para uma igreja.
  3. Fiz faculdade, 2 pos-graduações, um mestrado e estava fazendo doutorado quando me mudei do país.
  4. Antes de me mudar e no meio disso tudo, fiz várias certificações da Microsoft e passei em todas. Fiz 7 provas e passei em todas elas.
  5. Em brasília, as empresas usavam as minhas certificações para participar de licitações do governo pela empresa que eu fazia parte.

Todos os certificados e diplomas que tenho me ajudaram a chegar aonde estou agora, principalmente quando estava trabalhando no Brasil.

Quando recebi a proposta de me mudar para Porto, Portugal onde morei 3 anos da minha vida. Chegando lá a empresa logo pediu todos os comprovantes dos meus diplomas e certificados de desenvolvedor. Ainda bem que eu tinha preparado todos os meus certificados e diplomas com a verificação e o comprovante do cartório que tudo é válido.

Em Portugal a empresa me pediu para ver o que estava em meu curriculo era verdade e comprovado.

Depois de 3 anos morando lá, acabei me mudando para os Estados Unidos. Me mudar para os Estados Unidos foi uma benção para mim, mais do que eu imaginava mas depois eu falo isso. Lembro a você que eu não vim com nenhuma empresa de trabalho, não vim com um emprego já arrumado.

Tive que começar do zero a procurar emprego e aplicar para as vagas. E o resultado foi que, em 15 dias eu já estava empregado; advinha: nenhuma empresa me pediu para verificar meus diplomas e certificados aqui.

O que percebi aqui é que, o importante é mostrar que sabe fazer, o importante é mostrar o que já fez ao invés de apenas ter um diploma da Faculdade e não ter feito nada. Aqui a prática é muito mais valorizada do que o simples diploma. Acredito que os dois pontos são importantes mas até o momento nenhuma empresa pediu para ver os certificados e diplomas.

Continuo achando que o certificado é importante na área de tecnologia, mas o mais importante aqui é a prática.

Abraços e qualquer dúvida pode entrar em contato através da minha rede social @mauriciojunior.net_ ou pelo meu site www.mauriciojunior.net.