Artigo

Alongar é preciso

O que é o alongamento?

    Alongamento é um exercício voltado para aumento da flexibilidade muscular. Ele provoca um estiramento nas fibras musculares propiciando assim um aumento no comprimento do músculo. Quanto mais alongado o músculo for maior será a precisão deste mesmo músculo quando for executar algum movimento.
Além de promover um aumento na flexibilidade muscular ele causa um relaxamento do corpo e da mente.

Quais são os benefícios do alongamento?
   
    Vale lembrar que para haver ganho de flexibilidade muscular e todos os benefícios que iremos citar abaixo é necessário adquirir o hábito de se alongar sempre pois se for feito esporadicamente com certeza os resultados não irão aparecer.
 
Os benefícios são:
-melhora da coordenação motora e reflexos em geral;
-melhora a consciência corporal;
-alivia tensões;
-estimula a flexibilidade;
-previnem lesões;
-aumentam a circulação.


Pra que fazer alongemento?
   
    No dia a dia sempre adotamos algumas posturas que nos trazem mais conforto ( que geralmente são as que não nos gera dor ou algum incomodo) e com isso adotamos uma “postura viciosa” que reflete num futuro próximo em uma má postura.
    Para adotar essa tal “postura viciosa” alguns músculos adotam um tamanho menor do que o seu comprimento normal , o que chamamos de musculatura encurtada, gerando assim uma diminuição no movimento de determinada articulação.
    Ao estar encurtada a musculatura  começa a gerar dor e desconforto porque o músculo nunca está relaxado e isso aumenta a tensão muscular causando dor na articulação afetada. No início quando o indivíduo adota a postura que ele acha adequada ele sente um conforto que num futuro próximo começará a gerar o desconforto pelo fato do músculo estar sempre contraído.
    Com a prática diária de alongamentos os músculos começam a trabalhar mais harmonicamente melhorando até mesmo a qualidade de vida, diminuindo dores e a tensão provocada pela vida moderna.

Como fazer alongamento?
   
     É importante saber fazer o alongamento corretamente, acrescentando uma boa respiração ( inspirando pelo nariz e expirando pela boca lentamente) e permanecendo em um tempo adequado.
    O tempo que se preconiza para um alongamento efetivo é de 30 a 60 segundos, a tensão gerada deve ser suportável para evitar lesões e os movimentos devem ser lentos e suaves.

Alongamentos para pessoas que trabalham em frenta ao computador

    É necessário um intervalo de 50 em 50 minutos para alongar-se, relaxar e levantar da cadeira para melhorar o retorno venoso. Imagens ilustrativas de como fazer alguns alongamentos no trabalho.


?

Alongando as costas. Sentado, deite o tronco em cima das pernas e deixe as mãos livres.

?

Estique os braços e os dedos, durante 40 segundos. Esse exercício é indicado para evitar tendinite e LER.


Também indicado para evitar a tendinite e a LER. Com os braços esticados, mantenha os pulsos fechados.

?
Com as mãos apoiadas na cadeira, faça o movimento de rotação da coluna e mantenha o pescoço reto na linha dos ombros.

?

Para alongar a panturrilha quando estiver sentado. Mantenha o movimento por 40 seg. ou se preferir, em duas séries de 20 seg.


Para alongar a parte anterior da coxa. Sentado com o braço esquerdo, segure a perna esquerda. Repita o movimento com a outra perna.

?

Esse alongamento trabalha  a região do glúteo. Sentado, posicione o tornozelo de uma perna em cima do joelho da outra. Pressione com as mãos.

?

Esse movimento é para alongar a lateral das pernas. Faça com as duas pernas, mantendo a posição por 40 segundos.
?

Este artigo teve o intuito de esclarecer algumas dúvidas que se tem a respeito de alongamento. Bom alongamento a todos!

  • Mauricio Junior

    Mauricio Junior